quinta-feira, 22 de setembro de 2011

piemonte

PIEMONTE...paraíso da gastronomia italiana!


Torino




Tartufo Bianco
Piemonte
Piemonte é uma região da Itália tão bela quanto a ToscanaSituada aos pés dos Alpes, daí seu nome de origem francesa (pied du mont), tem paisagens lindas e terras férteis, onde plantam as uvas Nebbiolo e Barbera. Estas uvas produzem vinhos de excelente qualidade, como o Barbaresco e o Barolo. É ainda a região do famoso espumante d'Asti e do Dolcetto d'Alba.


Stresa Ilhas Borromeu
Hotel  Villa Aminta
Lago Maggiore
É uma região montanhosa, entrecortada por planícies tendo ainda o lago Maggiore e o lago d'Orta. Se quiser conhecer esta região dos lagos, um lindo hotel para se ficar é o Villa Aminta, da coleção Relais&Châteaux, na cidadezinha de Stresa. Esta cidade já foi um famoso balneário para os milionários, conservando as mansões outrora ocupadas pela nobreza européia. Em frente a Stresa, as Ilhas Borromeu são um bonito passeio. São a Isola Bella, com um lindo jardim barroco, com estátuas e plantas de todo o mundo, a Isola Madre, também com jardins exóticos, e a Isola dei Pescatori.


Ilhas Borromeu
Stresa
 A capital de Piemonte é Turim( Torino), uma cidade dinâmica e industrializada.


Turim
Mas é nas pequenas cidades escondidas entre os morros, que encontra-se o charme e a maior riqueza da região: a gastronomia e os melhores vinhos.

tartufi bianchi
O famoso Tartufo Bianco, ou a trufa branca, só é encontrado neste local. Trata-se de um fungo usado como condimento em diversos pratos, como massas e carnes. Este fungo gruda nas raízes de algumas árvores e arbustos espalhados pela região, e só durante os meses de outubro e início de novembro. Seus produtores usam porcos e cachorros para farejar e caçar estes cogumelos debaixo da terra. Na verdade, eles sabem mais ou menos onde procurar e encontrar , e fazem segredo desta localização, pois é um produto caríssimo. Muitos vão caçá-los a noite, com medo de alguém descobrir onde se encontram.
E em outubro, realizam em Alba uma famosa feira onde se vende a produção do tartufo para o mundo inteiro.

Grappa di Barolo

vinho Barolo
queijo gorgonzola

queijo Castelmagno
O melhor gorgonzola e a melhor grappa também são produzidos aqui. E o queijo Castelmagno, também é típico desta região.


Barolo Pio Cesare
Barbaresco Gaja
Os vinhos Barolo e Barbaresco são produzidos no Piemonte. Grandes produtores como o Gaja tem extensos vinhedos e são amplamente comercializados em suas vinícolas.


Relais San Maurizio

O Hotel Relais San Maurizio é uma ótima opcão para ficar e conhecer o Piemonte. Muito bem localizado, em uma pequena cidade chamada Santo Stephano Belbo, está próximo de Alba e várias outras cidadezinhas pitorescas como Neive e Barbaresco.






Possui um spa maravilhoso, onde se faz imersões em várias piscinas aquecidas e salgadas, para limpeza da pele, e possui uma bela piscina com vários tipos de jatos d'água, além de inúmeros tipos de massagens. Fora do hotel, tem também uma bela piscina aquecida, no meio de uma linda paisagem.


piscina externa Relais San Maurizio

spa Relais San Maurizio

Não bastasse todo este conforto, o Restaurante Guido de Castignone, dentro do hotel, tem a melhor culinária do Piemonte.

Ristorante Guido di Castignone







Prove as entradas de verduras ou de bacalla com raspas de trufas. Depois, as massas, como o tagliatelle ou o gnocchi di zuca também com muitas raspas de tartufo são divinos.
Os ovos pochés sempre são acompanhados pelas trufas e são muito bons. Para acompanhar, prove o vinho Barbaresco Espineta, 1999.



Vinhedos Piemonte
Neive
Em Piemonte , nesta época , faz muito frio e a paisagem é outonal. Olhando para as colinas, pode-se ver todas as matizes de verdes , marrom e dourado... é muito bonito.
Neive é uma pequena cidade medieval e vale uma visita. Depois, siga para Barbaresco para almoçar.


Barbaresco

Trattoria Antica Torre

tajerin fatto a mano con tartufo







O Restaurante Antica Torre é muito simples e muito gostoso. Peça ovos olho de boi de entrada e depois tajarin fatto a mano con tartufi grattati. E para acompanhar, o vinho Barbaresco Gaja 2005Ao final, eles servem o queijo da região com cougna, que é uma geléia feita do mosto da uva, muito gostoso. Um bom digestivo é o Barolo Quinato.


Alba

Alba é uma cidade muito bonita, com um comércio bem movimentado.
Pare para almoçar no Restaurante Osteria La Libera, via Pertinace, 24. É bem no centro e a comida é gostosa. A especialidade é o uovo in camicia com polenta e tartufo bianco, divino. E o tajarin com salvia. O agnello ao forno com azeitonas também é muito gostoso.
Um bom vinho para acompanhar é o Barolo Oddero Bubia Soprana 2004.




Ristorante La Libera




Ainda em Alba, você come bem no restaurante Enoclub, Piazza Savona, 4, no centro histórico de Alba.



Ristorante Enoclub



Situado no subterraneo, é muito apreciado pelos gourmets.
E outra indicação é o restaurante Piazza Duomo, na Piazza Risorgimento,4. Aqui também se come muito bem, com vários tipos de menus-degustacão.



Ristorante Piazza Duomo




Em Santo Stephano Belbo, próximo ao hotel tem um restaurante muito simples, mas muito gostoso chamado Stazione. Eles servem os pratos típicos, como uovo in camicia e o tajarin.


Ristorante Stazione
A cidadezinha de Barolo, famosa pelo nome do vinho, também é interessante. Se estiver por aqui, o restaurante Locanda nel Borgo Antico é uma boa dica.




Barolo

 Barolo
Ristorante Locanda nel Borgo Antico

Asti, que dá o nome ao famoso espumante italiano, é uma cidade calma, com construcões medievais e belas praças, como a Piazza del Campo, onde se realizava a famosa corrida de Palio, e que passou a ser realizada na Piazza Alfieri, todo mes de setembro.
Há também o Duomo, com detalhes de arquitetura gótica.


Asti
Catedral de Santa Maria Assunta

 
O melhor restaurante de Asti é o L'Angolo del Beato.
É um pequeno restaurante, acolhedor, mas a comida é ótima. Prove  a fiore di zucchina ripieno di fonduta, e o agnolotti gobbi.


Adega do L'Angolo del Beato

Assim é o Piemonte: um passeio de rara beleza e incontáveis prazeres!


Chiesa di San Nazario Asti




 

Um comentário:

  1. Ótimo post. Parabéns!

    O Piemonte é mesmo uma região maravilhosa e que vale uma visita. Estivemos lá no mês passado e adoramos. Leia nosso relato:

    https://vinhagem.wordpress.com/2015/12/14/piemonte-barolos-barbarescos-tartuffo-bianco-e-muito-mais/comment-page-1/#comment-3

    ResponderExcluir