quinta-feira, 8 de setembro de 2011

bourgogne

Bourgogne, La Côte d'Òr.








A Bourgogne, ou Burgundy, também conhecida como La Côte d'Òr, é uma região rica e importante, pela qualidade dos vinhos mais apreciados do mundo e que aqui são produzidos.
Além disso, a produção agrícola e pecuária é muito desenvolvida, com a mostarda, girassol e o boi charolais.



A paisagem é maravilhosa, com castelos e igrejas imponentes surgindo em meio a vinhedos e campos de mostarda.





Distante de Paris 316 km, Dijon é a capital da Bourgogne. Famosa por sua mostarda, tem belos edifícios históricos, como o Palais des Ducs, na Place de la Libération.


Place de la Liberation e Palais des Ducs
O Musée des Beaux Arts tem um lindo acervo de arte flamenga. O centro histórico possui um emaranhado de ruas estreitas, e a Rue Verrerie se destaca por ter casas com madeirame a vista.



Rue Verrerie

Notre Dame de Dijon
E a Igreja de Notre-Dame, com colunas góticas e um belo relógio tem em sua parede lateral a escultura de uma coruja (choette), que quando tocada traz boa sorte.


coruja (choette)

Rio Yonne, Auxerre.
Na metade do caminho para Dijon encontra-se Auxerre. Além de ser uma linda cidade, é conhecida por abrigar muitos vinhedos que produzem o vinho Chablis. Localizada no alto de uma montanha, tem vista do Rio Yonne, e uma linda praça, onde se encontra a Cathédrale St-Etienne.







Chablis

Cathédrale St-Etienne
Chablis é uma pequenina cidade que guarda o encanto das ruas de pedra e do famoso nome deste renomado vinho.




E ao lado de Chablis e Auxerre, se encontra Tonerre, com sua encantadora fonte de pedra, a Fosse Dionne, onde habita uma lendária serpente.


Tonerre

Em Tonerre, um lindo lugar para se ficar é no Hotel Abbaye St-Michel. Esta abadia do século X foi transformada em hotel. Os quartos são antigas celas dos monges, e ainda guardam afrescos em suas paredes.



Seu restaurante é excelente, e é uma ótima pedida para provar um bom Chablis.


Restaurante do Hotel Abbaye de St-Michel


Abbaye de Fontenay
Ainda antes de chegar a Dijon, dois importantes lugares merecem destaque. O primeiro é a Abbaye de Fontenay. Foi fundada por São Bernardo e oferecia paz e reclusão aos seus seguidores, em 1118.



Abbaye de Fontenay



Vézelay é uma cidade coroada pela Basilique de Sainte-Madeleine. Acreditava-se que aqui repousava os restos mortais de Maria Madalena, e os peregrinos medievais subiam suas íngremes ruas até a antiga igreja da abadia.


Basilique de Sainte-Madeleine


Era e ainda é um importante ponto de encontro para os peregrinos que fazem o caminho de Santiago da CompostelaSuas ruas são repletas de lojas de souvenirs, cafés e pequenos restaurantes.

Restaurante e Hotel L'Esperance
Em Vézelay, o Restaurante e Hotel L'Esperance tem uma ótima cozinha e uma bela vista para o jardim. Também tem quartos confortáveis em 3 prédios históricos.


Restaurante e Hotel L'Esperance


Ao lado de Vézelay encontra-se Avallon. É uma cidade escondida atrás de fortificações medievais, e um portão com um relógio de 1460. Também foi motivo de peregrinações pois acreditavam que em sua igreja estava a cabeça de São Lázaro.


Avallon

Château de Hault-de-Lugny

O hotel Château de Vault-de-Lugny, da coleção Relais&Châteaux , é um castelo século XVI cercado por um fosso, com uma bela torre.


Château de Vault-de-Lugny
Château de Vault-de-Lugny


E seu maravilhoso jardim, pavões e aves raras passeiam em meio aos hóspedes. É um lindo lugar, com belos quartos e comida muito boa.


Saulieu

Saulieu é uma bonita cidadezinha da Bourgogne e deve muito da sua fama ao famoso chef Bernard Loiseau, que conduz o Relais com ótimos quartos e um belo restaurante. Após sua morte, sua esposa passou a conduzir o restaurante, dando continuidade ao seu trabalho.


Hotel e Restaurante Bernard Loiseau

Le Relais Bernard Loiseau
No interior da Burgundy, Autun é uma das cidades mais antigas da França. Fundada pelo imperador romano Augusto, tem uma arena construída no século I DC, o Theâtre Romain.
Possui ainda a Cathédrale St-Lazare, no seu ponto mais alto.


Cathédrale St-Lazare

Theâtre Romain


O Hotel Les Ursulines é um ótimo hotel, a poucos minutos do centro da cidade, e possui o melhor restaurante da cidade. É um antigo mosteiro convertido em hotel, e faz parte da coleção Châteaux et Hotels.


Hotel Les Ursulines

Hotel Les Ursulines




Distante 194 km de Paris, encontra-se Beaune. Por ser uma cidade muito charmosa e menor, é um ótimo lugar para se ficar , provar e conhecer a culinária e os vinhos da Bourgogne. É considerada a Capital do Vinho, por estar bem no meio das melhores vinícolas.

Château de Beaune.
Cave em Beaune. 

Sua atração principal é o Hotel Dieu, construído em 1443 para cuidar dos homens que haviam lutado na Guerra dos 100 anos. É uma construção muito bonita, com um telhado todo colorido, bem no centro da cidade.

Hotel Dieu.
Ao lado, encontra-se o Marché aux Vins, uma antiga adega situada abaixo do solo da igreja. Paga-se 10 euros, para ganhar um tastevin e provar vários tipos de vinhos da região.

Marché aux vins


É muito interessante e divertido, as adegas estão entre as tumbas, e cuidado para não sair de lá bêbado.

Hotel Le Cep.
O Hotel Le Cep é o melhor hotel de Beaune, feito numa antiga mansão dos duques da Bourgogne. Os quartos são diferentes entre si, decorados com objetos e móveis de época. O breakfast é servido nos quintais medievais no verão e tem também um bom restaurante. 

Restaurante Hotel Le Cep

Antiga mansão do inicio do século XX, a Hostellerie Le Cèdre é muito bonita, e tem quartos espaçosos e elegantes. 

Hostellerie Le Cèdre

O restaurante é rodeado por um jardim, com árvores seculares, e um grande pé de cedro, que sombrea o terraço. É muito aconchegante e perto do centro.

Restaurante Caveau des Arches.
O restaurante Caveau des Arches é muito interessante, além da comida ser boa. Está escondido no subsolo de Beaune, e as caves estão distribuídas sob os arcos. A comida é clássica e muito boa.

Restaurante Caveau des Arcs

O restaurante Le Jardin des Remparts é considerado um dos melhores de Beaune. A casa antiga é rodeada por um jardim terraço, muito agradável, a carta de vinhos é ótima e a cozinha também.

 
O Bistrôt Hotel está localizado bem no centrinho de Beaune, muito simpático e de preço accessível. Seu restaurante também é gostoso e transado. Na última vez que estivemos aqui, jantamos aspargos gratinados com queijo e turbot com ervilhas. Tomamos o vinho Nuit St. Georges e também o Clos des Papes 2005, considerado o melhor vinho deste ano. Superb!

Arbois

Arbois é uma pequena cidade rodeada por vinhedos do Rio Cuisance. É famosa por seus vinhos da região do Jura, que é uma cadeia de montanhas próximas, principalmente do vinho amarelo ( vin jaune), mais doce por ser feito por uvas de colheitas tardias.
É aqui também onde nasceu Louis Pasteur.




O Hotel Jean Paul Jeunet é um hotel muito transado, e quem o vê por fora , não imagina sua decoração toda em madeira e suas bonitas instalações. Seu restaurante também é muito bom.


Restaurante e Hotel Jean Paul Jeunet

vinhedos Vosne-Romanée
Esta linda região é o sonho de todo bon gourmand, que ama um bom vinho e uma boa mesa.
Então, aos visitantes.... Santé!    et   Bon Appetit !


Nenhum comentário:

Postar um comentário