terça-feira, 3 de maio de 2011

Paris a Cidade Luz!


 

Place Vendôme

Les Jardins des Tuilleries

Você conhece Paris?
Se já esteve em Paris, talvez já conheça e concorde com a minha opinião sobre os lugares que mais aprecio nesta cidade maravilhosa.
Se nunca esteve em Paris, estas dicas vão ajudá-lo a aproveitar melhor o seu passeio.

Seria muita pretensão de minha parte dizer tudo aquilo que Paris tem de bom. Não haveria espaço neste blog!
Além disso, existem inúmeros guias com todas as informações necessárias para o turista.

Eu sei como é difícil chegar numa cidade grande sem saber onde ficar, onde comer e o que fazer. E muitos amigos nos pedem dicas de Paris. Então, aqui vão nossas dicas.

Avenue Champs Elysées.
Avenue Montaigne.
Sua viagem a Paris começa com a escolha de um bom hotel. Escolha a região que gostaria de ficar.
Para mim, as 3 melhores são : o 1er. e 2e. arrondissements, que incluem a Place Vendôme e a Rue Faubourg St.-Honoré, o 5e. e 6e. arrondissements, que incluem o Quartier Latin e St-German-des-Prés, e o 8e. arrondissement, onde estão a Av. Champs Élysées e a Avenue Montaigne.
Se você é uma pessoal mais tradicional, é melhor optar pelas 2 últimas propostas.
Se é mais descolado, gostará mais de St-Germain.

Eu prefiro o  8e. arrondissement, onde existem centenas de opções de estadia, muitos restaurantes e as melhores lojas de griffe do mundo, além das mais populares, na Avenue Champs Elysées.
Mason Dior na Avenue Montaigne.
Se você puder e quer  gastar, o Hotel Plaza Athenée é top! Além de ser um hotel 5 estrelas maravilhoso, tem o bar mais badalado da região, ponto de encontro de artistas, modelos e descolados  antes das baladas e festas. Possui ainda dois restaurantes, um do renomado Alain Ducasse, gastronomia da mais alta qualidade, e o outro, Relais du Plaza, também com cozinha de Alain Ducasse, mas que serve pratos mais tradicionais. No Relais, é legal também sentar no seu magnífico bar e escutar o piano do Serghei, que toca maravilhosamente bem, sem contar com a cordialidade dos bartenders , Christofle e Jena. Aliás, a equipe toda do restaurante é sensacional, e o serviço, impecável.

Hotel Plaza Athenée.

Restaurante Le Relais du Plaza.
Outro  5 estrelas muito frequentado é o Hotel George V, que é lindo, muito requintado, e muito bem localizado, na Avenue George V. Seu bar também é ótimo, com música ao vivo.

Hotel George V.
Piano lounge do George V.
Mas há opções mais razoáveis ao redor da Avenue Montaigne, alguns bem conhecidos dos brasileiros que vão para Paris.
O Hotel West-End, na Rue Clèment-Marot, é vizinho do Plaza Athenée, e tem até os gerânios  nas janelas, como o Plaza. É  confortável, não é muito caro e a concierge entende português.

Hotel West End.
Há também o Hotel Chambiges Elysées, na Rue Chambiges, e o Hotel Lancaster, na Rue Berri, ambos também confortáveis e de diárias mais accessíveis.

Hotel Chambiges.
Hotel Lancaster.
Passeie sem pressa pela Avenue Montaigne. É aqui o reduto de quase todas as melhores griffes do mundo! E faça uma pausa para almoçar no pequeno restaurante Bar des Theâtres.
Tudo neste restaurante é gostoso. O steak tartare é considerado um dos melhores de Paris. Pommes de terre frittes crocantes acompanham o filet sauce bernaise ou o steak jockey, que é um hamburguer com um ovo estrelado em cima. Os escargots à provençale e o foie gras também são divinos. E o vinho da casa é um bordeaux St.-Émilion muito bom.

Restaurant  Bar des Thêatres
 Steak tartare.
Outro lugar que merece uma parada no fim da tarde, ou num dia de sol, é o L'Avenue, na esquina da Avenue Montaigne com a François 1er. É o reduto dos que querem ver e serem vistos. Sentar-se numa mesa na varanda e tomar um champagne, vendo o desfile de carros e pessoas chiquérrimas, pode ser bem divertido.

Restaurante L'Avenue.
Mas se quiser variar da culinária francesa, um restaurante italiano imperdível é o Stresa. É preciso fazer reserva, porque é um restaurante com pouquíssimas mesas. Mas a comida é ótima. Os irmãos gêmeos Cláudio e Antônio comandam as mesas com muita simpatia, além de mais dois irmãos que também lá trabalham. As massas são excelentes, os peixes também. Sempre acompanham as estações, com especialidades como carcioffi, asparaggi, tartufi, etc.

  Restaurante Le Stresa.

Outra boa opção para quem quer variar o cardápio é comer no Restaurante Diep, que é chinês-tailandês, na rue Pierre Charron. É gostoso vir para jantar. A comida é ótima, e tem sempre muita gente bonita. Fica aberto até mais tarde, mas é sempre bom fazer uma reserva.
Peça de entrada os rouleaux printemps ( rolinhos primavera, que eles comem enrolados no alface com brotos de feijão), que são fritos na hora e bem crocantes. A seguir, peça a selecion de vapeurs, que são aqueles pastéizinhos servidos em cumbucas de vime, fumegantes.E como prato principal, o canard laqué (pato laqueado) de lá é muito bom, servido com panquequinhas e molho doce. O crevettes imperiales são uma delícia, com molho agridoce. E eles também fazem aquele camarão empanado que eles chamam de beignet, muito bom!
 Restaurante Chez Diep
Outro chinês muito bom, mas mais caro e elegante é o Restaurante Tsé Yang , na  25, Avenue Pierre 1er de Serbie Eles servem várias especialidades chinesas e o pato laqueado de lá é muito bom.
Sarkozy, Jacques Chirac, Alain Delon e Caroline de Monaco adoram um restaurante chinês muito conhecido , o Tong Yen, na Rue Jean Mermoz, e os camarões empanados daqui são imperdíveis!
Além dos chineses, Paris tem uma culinária libanesa muito boa, devido à concentração de libaneses na cidade.
O restaurante Al- Ajami, na 58 Rue Francois 1er, é muito bom, tem várias opções de comida árabe, como charuto, homus, falafel, kafta, e os doces são uma deícia.

Restaurante Al Ajami.

Em frente ao Hotel George V tem também um restaurante libanês chamado Al Diwan e ao lado, uma rotisserie de comida árabe deliciosa, onde se pode comer um chawarma, que é carne de carneiro enrolada no pão árabe, com coalhada e vários tipos de molhos. A esfiha é muito boa.



Mas a melhor culinária libanesa de Paris é, sem dúvida, do Restaurante Noura Pavillon, no 21, Avenue Marceau.



O quibe cru parece um paté, de tão cremoso, as saladas, a coalhada e o homus são muito bem feitos.




E as esfihas pequenas e e massa crocante. Muito bom!
Os doces são muito delicados, e gostosos.



 

Os mesmos donos também tem uma lanchonete, de serviço mais rápido, na esquina de cima, chamada Noura Traiteur.



Avenue des Champs Elysées.
É impossível ir a Paris e não ir à Avenue Champs Elysées! Apesar de muito movimentada, sempre lotada de turistas, as melhores lojas populares estão lá. A Sephora é um parque de diversão para as mulheres! A Fnac, outro parque para os aficcionados em eletrônicos e literatura! Além da loja da Nike, e muitas outras... Só deve-se ficar atento, já aconteceram vários assaltos por aqui, do tipo que carrega a bolsa, ou a carteira dos distraídos...




O Arc du Triomphe também merece uma visita, para quem não conhece. 

l'Arc du Triomphe.
Conhecer e subir na Tour Eiffell também é obrigatório. Pelo menos uma vez na vida, suba até lá e veja a mais bela cidade do mundo. À noite, a torre fica toda iluminada e, de hora em hora, ela pisca com luzes estroboscópicas. Dependendo da data, eles mudam as cores das luzes. É muito lindo!


Paris é uma das cidades mais prazerosas de se caminhar. Para onde se olha, tudo é lindo, 
Os monumentos, as construcões, os jardins... e , sem perceber, já andamos quarteirões e quarteirões..
O Jardin des Tuilleries é maravilhoso, e vale um passeio por suas alamedas.. Está no final da Champs Elysées, e no verão eles montam uma roda gigante realmente gigante, e um parque de diversões.

Le Jardin des Tuilleries.



Um passeio pelo Rio Sena de barco também é um belo passeio apesar de muitas pessoas acharem meio brega... Alguns barcos, como o Bateau Mouche, oferece almoços e jantares... é bem turístico, a comida não é lá essas coisas, mas conhecer Paris por outro ângulo vale a pena.


Bateau Mouche.
O 1er e 2e arrondissements possuem vários hotéis legais, mas o que mais se destaca é o Hotel Ritz, na Place Vendôme. Aliás, em volta desta praça, com um alto obelisco encimado por Napoleão vestido de César, estão as melhores joalherias do mundo. 

Place Vendôme.
Hotel Ritz.
A Rue Faubourg St.-Honoré atravessa a Place Vendôme, e as lojas de griffe se avizinham lado a lado, sendo assim um excelente lugar para compras.

Rue Faubourg St.-Honoré

Nela também está o Hotel Costes, muito transado, mas caro. É um lugar bem badalado para se almoçar na redondeza.





Uma ótima opção para se comer na Faubourg é a doceira L'Adurée, esquina com a Place de la Madeleine. Aqui é onde se compram os famosos macarrons, de vários sabores, e muito gostosos. O problema é que sempre tem fila para comprá-los. Mas vale a pena a espera. Pode-se almoçar também nas pequenas mesas do salão do século XIX, todo pintado de afrescos. Eles servem lanches rápidos, sanduíches como o Club Sandwuich que é muito bom, salmon fumé, e algumas opções de pratos quentes, como côté d'agneau. Não deixe de comer a sobremesa, afinal, é a melhor doceira da cidade e a torta Millefeuille daqui é imbatível!




Logo ao lado da Place Madeleine, encontra-se a Fauchon, que é a  rôtisserie mais maravilhosa de Paris. É de dar água na boca! Além de pratos prontos, pode-se comprar tudo que se imagina de alimentação, além dos famosíssimos marrons glacés.
Os daqui são os melhores do mundo!

Fauchon.
Marrons Glacés.
Na Faubourg encontra-se também a Colette, que é a loja mais transada de Paris, e onde os fashionistas se esbaldam.



Se você não se incomoda com tumulto de gente , vá à Gallerie Lafayette para fazer compras. Lá se encontra de tudo em perfumaria, cosméticos, além de griffes de roupas famosas, bolsas, sapatos... tudo mesmo! Mas está sempre lotada.
Galeria Lafayette.
Mas a maior atração da redondeza é o Museu do Louvre. É preciso mais que um dia para se conhecer o museu, mas vale a pena voltar várias vezes. Além da Monalisa, a principal estrela do Louvre, incontáveis obras de arte mundialmente famosas se reúnem aqui. Tem até um roteiro para se ver todas as obras citadas no best seller "  O Código da Vinci".
Em baixo do Museu do Louvre, a Place de la Pyramide tem muitas lojas e cafés.
E para se almocar, o Café Marly também é uma boa dica.

Museu do Louvre
Monalisa.

Saint-Germain-des-Prés é o bairro mais boêmio de Paris, onde vivem os intelectuais, estudantes, e artistas. Seus cafés estão sempre lotados. Os mais famosos são o Café de Flore e o Café Les Deux Magôts, um em frente ao outro. Na outra esquina, está a Igreja de St. Germain, muito bonita. Entrando pelas ruelas do bairro, encontram-se lojas de griffe, galerias de arte, tudo muito pitoresco e agradável para se caminhar.
São muitos os bons restaurantes e pequenos bistrôts da região.

Café Les Deux Magôts.
Café de Flore.
Rue de Grenelle.

Ainda na Rive Gauche, tem um grande magasin, que eu considero melhor que as galerias lafayette, que é o Le Bon Marché, no 24, Rue de Sèvres.









Le Bon Marché.

Aqui também se encontra de tudo e é menos tumultuado.
Igreja St. Germain
Uma ótima brasserie de St Germain é a Brasserie Lipp. Muito antiga e renomada, tudo aqui é gostoso e muito tradicional. Prove o paté de foie gras com aquela gelatina amarela e torradas de entrada, e depois o filet sauce bernaise, ou se preferir, os pratos de carne de porco que são muito bons.

Brasserie Lipp.

Se você é amante do jazz, tem um bar-restaurante chamado Le Bilboquet, também em St-Germain, onde se apresentam  artistas variados todas as noites. Pode-se jantar também, a comida é razoável. Fica no 13, Rue Saint-Benoît.
Mas se você quer ir num dos mais famosos restaurantes de Paris, muito caro mas renomadíssimo, vá ao La Tour d'Argent, e peça o pato que vem numerado.


Uma ótima brasserie, onde se come o melhor filet au poivre de Paris, mas é no bairro de la Bastille, é o Bofinger, no 5, Rue Bastille.

Restaurante Bofinger

E também na Bastille está o Bistrôt Benoit, o preferido da Lady Diana, e que tem uma culinária maravilhosa. Os doces, então, são sensacionais! É no 20, Rue St.-Martin.

Bistrôt Benoit
E a melhor carne de Paris, sem dúvida é do restaurante Chez L'Ami Louis. Os pratos são imensos, super bem-servidos, a batata frita é tenra e crocante. É um restaurante simples, mas super badalado, onde se vêm políticos, artistas e famosos. Fica no 32, Rue Vertbois.
Restaurante Chez L'Ami Louis

Nos sábados ou domingos, gostamos de comer na Brasserie La Coupole. É uma das mais tradicionais de Paris, as colunas são todas pintadas por artistas modernos, e tem frutos do mar fresquíssimos! As ostras de todos os tamanhos, e o prato de coquilage é maravilhoso. Gostoso para tomar um vinho branco gelado e comer sem pressa. Fica em Montparnasse, 102, Boulevard Montparnasse.

Brasserie La Coupole.

Além do La Coupole, a Brasserie Closerie des Lilas, no Boulevard Montparnasse, é uma ótima dica.
Outro programa ótimo para fins de semana é passear na Île de St.-Louis. Atravessando a pequena ponte, tem a sorveteria Berthillon ,com o melhor sorvete de pistache do mundo, e outros sabores também divinos!
Existem vários pequenos restaurantes e cafés nas ruas estreitas , além de lojinhas e galerias de arte.

Sorveteria Berthillon.
Île de St.-Louis.
E saindo da Île de St.-Louis, é obrigatório entrar e conhecer a Igreja de Notre Dame! Sua arquitetura é maravilhosa, imponente, razão pela qual é tão famosa.

Catedral de Notre Dame.
Se o dia estiver bonito, caminhe pelas margens do Rio Sena, é um passeio indescritível! Vá parando nas barraquinhas de sebo, olhando livros e gravuras antigas.



E não deixe de visitar outro museu importantíssimo , que é o Museu d'Orsay. Lá também existem obras admiráveis de renomados artistas.

Museu d'Orsay.
 

Noite Estrelada, de Van Gogh.
Resumindo, Paris é e sempre será uma festa!
Por isso a chamam de Cidade-Luz.
Aproveitem seus dias em Paris acreditando que, com certeza, você vai voltar!




Um comentário:

  1. Ah!! Faltou uma parte lindinha de Paris que é Monte Martre. Adoro!!! Mas suas dicas são sensacionais!!! Amo Paris!
    Sueli Leite Ferreira

    ResponderExcluir