quinta-feira, 19 de maio de 2011












Costa  Amalfitana...

   É de tirar o folego !





A mais bela costa da Itália. Seus altos paredões de rocha contrastam com o azul profundo do Mediterrâneo, criando paisagens incríveis. 
E do alto desses penhascos, pode-se ver toda a baía Sorrentina, rodeada de belas cidades que  foram sendo edificadas ao longo dos séculos.
Passear por suas estreitas estradas torna este passeio inesquecível.

Napoli é a capital da região da Campanha. É uma cidade vibrante, movimentada, com um trânsito caótico... Tem belos monumentos históricos, mas é uma cidade perigosa, com alto índice de criminalidade, portanto, recomendo muita cautela àqueles que a visitam.

Napoli.
Duomo di Napoli.

Castel Nuovo. 
Mas aqui se comem as melhores pizzas, em qualquer cantina ela será boa... La vera pizza napolitana!


Em Napoli é onde se come a melhor muzzarella de búfala do mundo! Peça uma insalata caprese, os tomates são doces e a muzarella é cremosa, nada a ver com a que se come no Brasil. É dos deuses!


Mas se quiser passar uns dias na Costa Amalfitana, recomendo que fique em Sorrento. Por ser uma cidade menor que Napoli,  tem o encanto de uma pequena cidade,um centrinho animado, com bares e restaurantes, lojas diversas e sorveterias.

Sorrento.











O melhor hotel de Sorrento é o Grand Hotel Cocumella, situado bem acima do mar, com lindos jardins, e a elegância das mansões italianas.
Como aqui não existem praias, eles constróem lajes de concreto a beiramar, onde  colocam espreguiçadeiras e guardassóis, para usufruírem dos banhos de mar.  Em todos os hóteis descemos de elevador ou de escada para as "praias".

Grand Hotel Cocumella.



Cocumella (esquerda) e Parco dei Principi mais ao fundo.

Bem ao lado de Cocumella, há um hotel razoável,chamado Hotel Parco dei Principi. Representa a arquitetura moderna dos anos 60, mas seus quartos são espaçosos e a vista da baía é linda.

Hotel Parco dei Principi.


Vista do Hotel Cocumella.
O por do sol na península sorrentina é um espetáculo a parte, porque o sol vai se pondo lentamente dentro do mar!

Há várias opções de restaurantes em Sorrento.
O melhor restaurante da cidade é o Caruso, que serve uma culinária da região bem feita.




Interior do Caruso. 
Tem também o L'Antica Trattoria, com massas e pescados muito bons.

l'Antica trattoria.

 

E o Ristoranti La Favorita O' Parruchiano, é uma grande cantina, mas serve pratos gostosos. É um ambiente turístico, e alegre.
Na verdade, é muito difícil comer mal na Itália...


Positano e uma pequena jóia incrustada nos paredões de rocha. Repleta de lojinhas e restaurantes, é uma cidadezinha muito badalada, dia e noite.




O melhor hotel de Positano é o Hotel il San Pietro. Faz parte da coleção Relais&Chateaux , luxuoso , com praia privativa, spa, restaurante estrelado pelo guia Michelin, etc.
Mas tem uma vista sobre a baía incomparável. É maravilhoso!





O Le Sirenuse é também um ótimo hotel, com seus belos quartos dando para o mar, e seus jardins cheios de pés de limão e flores.Seu restaurante, La Sponda, é maravilhoso, com centenas de velas iluminando o salão.







Em frente à pequena prainha de Positano tem o Restaurante Chez Black e o Le Tre Sorelle, que são bem localizados para tomar um vinho branco gelado e comer uma refeição a base de frutos do mar. São turísticos, mas razoáveis.





Um passeio maravilhoso é conhecer Ravello. Situada bem acima dos penhascos, entre o céu e o mar, oferece uma vista espetacular.





O Hotel Villa Cimbrone é uma coisa de cinema. Aliás, aqui ficou escondida Greta Garbo com seu amante da época, Leopold Stokowsky.
E muitos outros famosos já se refugiaram neste lindo local. Não deixem de conhecer!





Vista dígna de deuses do terraço do Villa Cimbrone.





Jardim do Villa Cimbrone.

Um ótimo lugar para se almoçar quando estiverem passeando em Ravello é o Ristorante Vila Maria . Tem uma vista também muito linda, está espalhado em um terraço, e a comida é bem gostosa.



Outro passeio importantíssimo para quem estiver na Costa Amalfitana é conhecer Pompéia. Aos pés do vulcão Vesúvio, a cidade foi um importante centro de comércio e diversão para mercadores, até ser completamente soterrada pelas lavas do Vesúvio, quando este entrou em erupção, em 79 DC. 



Vulcão Vesúvio.
Praça central e Vesúvio ao fundo.
Corpos das vítimas moldados na lava.
Sua população inteira morreu sem chances de se salvar, por ter sido à noite.
As ruínas só foram descobertas 1600 anos depois, e as cinzas e a lava moldaram os corpos das vítimas, e a vida detalhada da cidade.

 


Mas se você está a fim de badalação, seu destino com certeza é Capri






Esta pequena ilha mais ao sul da Costa é o máximo. Dia e noite recebe turistas, que lotam seus hotéis no verão, e suas ruelas cheias de charme são um convite à caminhadas. Sua Piazzetta reúne lojas de griffe, joalherias e bares, que se estendem por outras ruelas até a mar.




Piazzeta, centro de Capri.
Boutiques.



Via Krupp, Capri.
Chega-se em Capri de barco particular ou pode-se pegar o Aliscafo, barco que faz a travessia em alta velocidade entre as cidades da península. 




Lá chegando, deve-se subir à vila de táxi ou de funicolare.


Todos os taxis são conversíveis.
Estação do Funicolare.

O melhor hotel de Capri é o Hotel Quisisana,  no coração da ilha e perto da Piazzetta. Faz parte da coleção Leading Hotels of the World, e tem uma piscina espetacular!





O spa possui piscina coberta e vários tratamentos de benessere.
E os restaurantes são muito bons.




Tem um restaurante muito simpático que sempre vamos quando paramos em Capri que se chama Ristorante Pizzeria da Gemma . Ele está num beco estreito ao lado da porta da Igrejinha, na praça. Tem um buffet com todo tipo de antipasti italiani, e as massas são muito gostosas.




E se quer passar o dia no mar, tomando sol, num terraço sombreado, a pedida é o Ristorante La Canzone del Mare. Aqui também pode-se pedir vários antepastos e comida napolitana variada.





E o melhor sorvete do mundo é o da Gelateria Buonocore, na ruazinha principal de Capri.
Eles fazem a casquinha na hora, bem quentinha... de longe já se sente o cheiro da casquinha! O sorvete de pistache é sensacional!




Tire um dia para visitar a Grotta Azzurra! É muito bonita!
Mesmo que seja um passeio turístico, é um espetáculo que deve ser visto.

Grotta Azzurra.


A cidade de Amalfi, fundada pelos romanos, dá o seu nome a esta costa maravilhosa, por ter sido um importante centro entre os impérios bizantino e romano.
Foi fundada sobre os penhascos da península, para se defender dos ataques de piratas e outros inimigos. Suas construções tem forte influência oriental e foi a primeira república marítima italiana, antes de Genova e Veneza.
Nas ruas de Amalfi se veem painéis de cerâmica que contam a história da cidade.



Praia de Amalfi.
Painel de cerâmica.
Duomo de Santo Andrea.

A melhor época para se viajar pela Costa Amalfitana é abril e maio, ou setembro e outubro. Nestas épocas o calor não é tão forte e os turistas são menos numerosos.
Mas a qualquer época do ano, sua beleza particular nos faz sonhar , escutando uma bela " canzone napolitana ", em frente ao Golfo di Sorrento!


Nenhum comentário:

Postar um comentário