quinta-feira, 7 de abril de 2011

Uma Explosão de Cores, Perfumes e Sabores...C'est La PROVENCE!

 Canyon Gorges do Verdon.

 Campo de Lavanda

 Campo de mostarda
A Provence é a região mais bela e mais visitada da França. Com suas villages incrustadas nas montanhas, desfiladeiros e planícies coloridas pelas plantações de lavanda, mostarda e videiras, mais parece uma pintura.
Sua paisagem e suas cores intensas serviram de inspiração a inúmeros artistas, como Picasso, Cézanne, Van Gogh, e vários outros  que lá viveram.
Também estão na Provence praias mais badaladas da Europa, tipo Sain-Tropez, Cap d'Antibes e Cannes.


Antigo Alambique de perfume na frente da fábrica .



Andando pelas ruas das pequenas cidades , é impossível não sentir o perfume que emana das lojas que vendem produtos e essências aqui fabricados, tais como cremes de todos os tipos, perfumes e óleos.
É aqui na Provence que estão as mais famosas fábricas de perfume da França.

Vinho tinto regional, Chateauneuf du pape.
Camarão a provençal.

A culinária provençal é considerada excepcional, e seus pratos sempre levam alimentos frescos, regados com muito azeite de oliva, alho e as famosas "herbes de Provence", uma mistura de erva-doce, alecrim, sálvia e tomilho. 
Aqui também encontram-se vinhos importantíssimos, como o Chateauneuf-du-Pape.


Avignon, Provence.

Comece sua viagem pela Provence por Avignon.  Rodeada de muralhas, é uma das mais lindas cidades do sul da França.
Não é à toa que o papa Clemente V transferiu a corte papal para cá , em 1309.

Muralhas de Avignon


A região é belíssima, e o Rio Rhône facilitava o transporte de pessoas e cargas. Aqui foi construído o Palais des Papes, que mais parece uma cidadela fortificada do que a casa de um religioso. Mas naquele tempo, os papas viviam com muita insegurança em seus reinados, e tinham que se defender. Vale a pena conhecer este palácio, ricamente construído ao longo de décadas.

Palais des Papes.

 
Pont St. Bénézet.

A Pont St-Bénézet que atravessa o Rhône , também é um belo cenário. Ela foi parcialmente destruída por uma inundação no século XVII e assim permanece até hoje.

Place de l'Horloge

A Place de l'Horloge é o centro das atividades da cidades, com cafés e lojas nas calçadas e um carrossel do século passado. E a Rue du Roi-René é a principal rua de comércio da cidade.

Hotel La Mirande.

Ficamos no Hotel de la Mirande, da coleção Relais & Chateaux, localizado bem ao lado das muralhas. O hotel é lindo, e seu restaurante, muito conceituado.

 Buffet do La Mirande.

Já ficamos também no Hotel de l'Europe, bem localizado e cômodo, apesar de antigo.

 
Hotel l'Europe.

Restaurante do l'Europe.

Le Moutardier du Pape

O restaurante "Le Moutardier du Pape" é ótimo. Está na praça em frente ao Palais du Pape, e a comida é deliciosa. 

Le Moutardier du Pape, terrace.

Comemos "gambas tempura" de entrada e "cabillaud" (bacalhau fresco), super macio, acompanhados de vinho branco Côte du Ventour (Rhône), Chateauneuf Domaine Beauregard. Tudo muito bom!

 Chateauneuf du Pape.




A 17km de Avignon está Chateauneuf du Pape, famosa pelos vinhos que provêm dos  vinhedos a perder de vista, ao redor da pequena cidade. Vale a pena ir até lá e visitar as caves e vinícolas onde são estocados e produzidos os vinhos.

Restaurante La Mère Germaine.

O restaurante La Mère Germaine está na pracinha da village, é muito simpático e tem uma linda vista. Pode-se pedir uma salada com fromages para se tomar com um bom vinho e o pão é maravilhoso. Tomamos um Chateauneuf-du-pape 2001, Paul Coulon et fils , maravilhoso. É claro que existem vinhos caríssimos, mas é possível tomar um ótimo vinho gastando 20 , 30 Euros.

Arles.

Arles está a 40 km de Avignon, e é muito bonita. Foi fundada pelos romanos, e ainda tem um anfiteatro romano bem preservado. Aqui viveu Van Gogh, e seu quarto, como  ele o pintou,pode ser visitado, na casa onde morou.

Vicent's Room em Arles.

Estacionamos o carro e fizemos o passeio pela cidade num tour de trenzinho, é bem interessante.

Arles Arene.

L'Escaladou é um pequeno restaurante provençal, perto da arena, no centro da cidade. Tem ótimos peixes e saladas com hortaliças frescas.
Lembre-se de comer salade aux tomates. Os tomates da França são muito saborosos.
Restaurante L'Escaladou.

Les baux de provence.

Saindo de Arles, vá conhecer Les Baux de Provence, distante 18 km


 Ruinas de Les baux de provence.

 

É uma fortaleza em ruínas, e na Idade Média abrigou senhores feudais , e depois se tornou uma resistência protestante . Foi destruída em 1632 pelo rei Luis XIII, mas a aldeia sobreviveu, e tem uma pracinha, com lojinhas e cafés.



Também da coleção Relais & Châteaux, o hotel La Cabro d'Or é muito bom, com várias casinhas e apartamentos tipo chalés, que dão para uma bela piscina. 

Hotel La Cabro d'Or.


E seu restaurante é ótimo!
Comemos uma entrada que era um ovo envolvido por uma camada de foie-gras, com queijo e aspargos.
E dá para ir à cidade caminhando, são 15 minutos de caminhada.

Campo de girassol na estrada para  Saint-Rémy-de-Provence.


Estrada para St. Rémy de Provence.


Saint-Rémy-de-Provence está a 23 km de Avignon, é uma pequena village, com uma pracinha e inúmeros cafés e restaurantes onde se pode almoçar. Suas ruas arborizadas são famosas.

 
Saint-Rémy-de-Provence


 Saint-Rémy Cathedral

Aquedutos feitos pelos romanos fazem parte das paisagens.
Aqui nasceu Nostradamus e aqui também ficou internado Van Gogh, onde pintou "Campo de Trigo com Ciprestes", uma de suas obras mais famosas.

Fonte de Nostradamus.
Campo de Trigo com Ciprestes.




Gordes.

Gordes é muito linda e está situada a 38 km de Avignon e 10 km de St-Rémy-de-Provence. A primeira vez que vi esta cidadezinha incrustada na montanha, fiquei impressionada, pois as casas se misturam com as rochas, são todas da mesma cor... é incrível!




Um castelo domina a praça, de onde saem várias ruazinhas repletas de lojas , cafés e pequenos restaurantes.

castelo de Gordes

Ao sul de Gordes, está o Village des Bories, uma cidade primitiva,  onde construíam suas casas com pedras, em forma de colméia.

Village des Bories

Ficamos no Hotel Les Bories, 4 estrelas, da coleção Châteaux&Hotels, localizado fora da cidade, muito charmoso e confortável.

Hotel Les Bories.


O restaurante Artegal é na pracinha de Gordes , muito simpático, e serve saladas e pratos rápidos.

Restaurante Artegal.

O  restaurante L'Estellan está localizado na estradinha para Cavaillon, entrada para Les Imberts. É muito bem frequentado, com uma decoração transada e os pratos provençais são bem preparados e gostosos. Comemos um carré d'agneau, acompanhado de um vinho excepcional: Chateau La Verrerie 2004.


Restaurante L'Estellan

Mont Ventoux faz parte da paisagem da Provence, motivo de inúmeras telas de  vários artistas impressionistas.  O nome significa "montanha de vento", e seu cume é branco, parecendo neve. Destino de  ciclistas que seguem suas trilhas até o topo, pode-se também chegar de carro até uma certa altura e depois fazer o resto do percurso a pé. Está situado a uns  30 km, em direção a  Carpentras  e  Sain-Léger-du-Ventoux.
 Campo de Lavanda.
A rota da lavanda se espalha por quilômetros, do Mont Ventoux , através das planícies da Provence até as encostas dos Alpes-de-Haute-Provence. A estação da florada da lavanda vai  de Junho até início de Setembro, e a colheita é feita na última quinzena de julho. O espetáculo de sua floração nos meses de verão é maravilhoso, quilômetros e quilômetros de várias matizes de roxo e lilás, das plantações de mais de 2.000 produtores!

Mont Ventoux.
Saindo de Gordes, a 10 km de distância, está Bonnieux, uma charmosa village do Luberon, com suas ruas íngremes e belas vistas do vale. 

Bonnieux.

Tem uma antiga igreja do século XII, e também um centrinho com lojinhas e cafés.


Mas, para mim, a mais interessante é Roussillon! As casinhas são todas pintadas em tons de ocre, que mudam de tom, conforme a hora do dia e a luminosidade do sol. 


É fantástico! Isto acontece porque os habitantes tiram as cores de um veio natural composto de rochas de ocre e nós podemos percorrer a trilha do ocre, que se chama Sentier des Ocres, que se inicia logo fora da cidade e se estende por quilômetros, num sem número de nuances e tons de pedras de ocre. Os romanos já utilizavam este veio para fazer cerâmicas.


Sentier des Ocres.
 
Roussillon.

Almoçamos em Roussillon neste pequeno restaurante provençal, La Grape de Raisin espalhado numa varanda, e que tem uma comida bem gostosa.
Há também o Restaurante David, mas é mais gastronômico.

Restaurante La Grappe de Raisin.
  
Aix-en-Provence é uma das maiores e mais ricas cidades da França. Fundada pelos romanos, é também conhecida como a Cidades das Fontes.

Aix-en-Provence.


O Cours Mirabeau, ladeado por árvores frondosas, tem várias fontes lindas, e muitos bares e restaurantes.

Cours Mirabeau.

Aqui também nasceu Paul Cézanne, e seu atelier é mantido desde que morreu. O monte Ste-Victoire, que inspirou vários dos seus quadros , encontra-se a 15 km de Aix.

Monte Ste-Victoire.



É muito gostoso caminhar pela Cidade Velha, com suas ruas estreitas.
Aix é bem movimentada, repleta de bares e restaurantes  porque , além do rico comércio, aqui  vivem muitos estudantes.

Grand Hotel Roi-René.

Ficamos no Grand Hotel Roi-René, situado bem no centro. É um prédio antigo, com quartos confortáveis.

Hotel des Augustins.

Já ficamos no Hotel des Augustins, que é um convento reformado, mas tem bons quartos e a recepção é dentro da antiga capela.

Brasserie Les Deux Garçons

A Brasserie Les Deux Garçons está localizada no Cours Mirabeau , e é até hoje um marco da cidade por ter sido frequentada por grandes artistas, como Picasso, Cézanne, Émile Zola, além de personalidades como Churchill, Delon, Belmondo, etc. A comida é típica das brasseries francesas, mas o ambiente é acolhedor, rodeada de espelhos e uma decoração que data do século XVIII.


Mostiers-Sainte-Marie.




Rio Verdon.



Mostiers-Sainte-Marie , apesar de pouco conhecida, é considerada uma das mais lindas villages da França. Está a  90 km de Aix-en-Provence, localizada na região conhecida como Gorges du Verdon, um grande rio que a milhares de anos vem esculpindo as montanhas ao redor, formando canyons.
A paisagem é belíssima, e a cor do rio é verde esmeralda, daí a origem do seu nome.
É uma cidadezinha também incrustada entre dois penhascos, muito charmosa, com vários restaurantes e lojas.
Entre estes penhascos, pende uma estrela , que foi aí colocada pelos cruzados.

Restaurante La Treille Muscate

Almoçamos no restaurante La Treille Muscate , bem no centro da vila, muito bem decorado e bem servido. Comemos aspargos verdes de entrada e filet de boeuf charolais, uma delícia, acompanhados pelo vinho Jas d'Esclans de la Nothe à Callas, 2005.

Point Sublime.
Pegamos uma estrada sinuoso para conhecer o Point Sublime, situado na village de Rognon, e que é o canyon mais alto esculpido pelo rio Verdon.


Gorges du Verdon
Toda esta região é conhecida como as Gorges du Verdon.
Aqui vêm vários turistas, muitos ciclistas, amantes da canoagem e da natureza.

Hotel Bastide Mostiers Sainte Marie.
Ficamos no hotel Bastide Mostiers de Sainte-Marie. É um hotel charmosíssimo, os quartos amplos e bem decorados e faz parte da coleção  Châteaux&Hotels. À noite, várias pessoas da região vêm jantar em seu restaurante, que tem cozinha de Alain Ducasse. Comemos o cookpot de legumes, que é uma especialidade do Ducasse e tomamos o vinho
Chateau Miraval Natouchka 2006, muito bom. O bar e o restaurante são muito gostosos.

Grasse.


Fábrica de perfume local.
A cidadezinha de Grasse,  não é tão charmosa quanto as outras da Provence, mas tem sua fama devido a grande quantidade de fábricas de perfumes que lá existem.


Ruela no centro de Grasse.
O Hotel La Bastide de Saint Antoine é um hotel muito bom , com um ótimo restaurante, da coleção Relais&Châteaux.

Hotel La Bastide de Saint Antoine.

Jantamos a seguir  no Restaurante Les Moulins de Mougins, localizado na cidadezinha de Mougins, próxima a Grasse.


Restaurante Les Moulins de Mougins.
O filet de boeuf e o coté d'agneau estavam sensacionais. O vinho era o Château Saint Baillon-Le Roudou 2001, também sensacional.


Cote d'azur




Saint-Tropez

Côte d'Azur , a famosa Riviera Francesa, também faz parte da Provence. Por ser um local muito visitado por turistas e pelos famosos do jet set internacional, merece uma visita mais prolongada, o que faremos nos próximos posts.
Por enquanto, espero que se deliciem com as maravilhas do interior da linda Provence!



Nenhum comentário:

Postar um comentário