terça-feira, 29 de março de 2011

Toscana, rumo a CINQUE TERRE.


Vernazza, Cinque Terre.

Uma ótima viagem para se fazer em abril ou maio, é conhecer a região conhecida como Cinque Terre.


Le Cinque terre

São 5 pequenos vilarejos de pescadores incrustados na costa rochosa da Ligúria, e vale a pena a viagem, porque as paisagens são belíssimas.


Esta é uma época boa para se fazer este passeio, porque não faz tanto calor e os turistas não lotaram ainda a região, que, no verão, fica repleta de visitantes.

Montecatini Terme.

Montecatini Terme (interior).


Partindo de Firenze (veja as dicas de Firenze no roteiro da Toscana), siga em direção a Montecatini Terme. Esta é uma cidade simpática, considerada  um dos melhores balneários da Itália, graças às suas águas termais. Pode-se conhecer as termas que foram construídas a partir do século XVIII, de estilo neoclássico a Art Nouveau.

Grand Hotel La Pace, Montecatini. 


Ficamos no Grand Hotel La Pace , localizado em um prédio histórico, estilo belle époque, bem confortável.
a cidade é bem movimentada, tem um comércio ótimo, com boas lojas, e bons restaurantes.                                                  

Lucca

San Michele in Foro, Lucca.

Outra parada interessante é a cidade de Lucca. É uma cidade medieval, cercada por uma muralha, onde não entram carros, e porisso, muito legal de se conhecer a pé.
A igreja San Michele in Foro é linda.


Buca di San'Antonio


O melhor restaurante de Lucca é o Buca di San'Antonio, onde se come pratos originais da região.

Campo dei Miracoli

Batistério, Pisa.

A caminho da Ligúria, não deixe de passar por  Pisa, para visitar a famosa Torre di Pisa.  E apesar de já tê-la visto em inúmeras fotos, a sensação de ver sua grandeza pessoalmente é emocionante.  Não se pode mais subir na Torre, mas vale a pena conhecê-la e também o Campo dei Miracoli, onde ela se encontra, junto com o Batistério e o Duomo.

Monterosso al Mare

Chegamos ao Parque de Cinque Terre em Monterosso al Marea primeira vila, por uma estrada sinuosa que desce até a costa. Não se pode entrar de carro na vila, então deve-se deixar o carro no estacionamento na entrada da cidade.  O hotel mandou um carro especial nos buscar. É a maior das 5 vilas, e tem uma pequena praia de areia.
caminho para o hotel


hotel Porto Roca

Ficamos no hotel Porto Roca, 4 estrelas,  confortável e com a vista dos quartos para o mar. Como está em cima  do penhasco , é deslumbrante. Para se ir à pequena vila, devemos ir a pé, ou chamar o táxi. Se você está em boa forma, vá a pé, senão, chame um táxi. Descemos a pé, e fomos direto almoçar no restaurante Ciak. Confesso que foi um dos melhores sapaghetti com frutos do mar que já comi!
 
 Restaurante Ciak, Monterrosso al Mare



restaurante da Miki

 Jantamos no restaurante da Miki. Este restaurante é o melhor de Monterosso! De entrada, eles tem um presunto toscano com fatias bem finas de abacaxi muito bom. E , além da variedade de massas,  a especialidade é um spaghetti com frutos do mar que vem coberto com uma massa fina de pizza, dentro de uma travessa, e depois corta-se aquela cobertura e o spaghetti está fumegante! É muito bom.




Após o almoço fomos de trem conhecer Vernazza, outra das cidadezinhas que fazem parte do parque de Cinque Terre. A viagem dura exatos 4 minutos! Pode-se ir a pé de uma cidade a outra, através de um lindo caminho chamado Sentiero Azzurro.


Vernazza

Sentiero Azzurro

Mas Vernazza é a mais longa distancia de Monterosso, é uma caminhada de 2 horas.
Vernazza é muito interessante, com suas ruas ligadas por degraus.

Corniglia

No dia seguinte , seguimos de trem para Corniglia , 8 minutos de trem, situada em cima de vários terraços rochosos. Aliás, nestes terraços, os vinhedos são plantados a centenas de anos, e acredito que os agricultores são alpinistas, porque não se vê estradinhas entre as videiras, é incrível. E o vinho da região é muito bom. Subimos até a vila, e o caminho é bem cansativo, com várias escadas e rampas. Tomamos um café e seguimos para Manarola.

 Manarola

Caminhamos de Corniglia até Manarola, por 40 minutos. Vale a pena fazer este percurso a pé, porque a paisagem é muito bonita. Almoçamos no restaurante Picola Marina em frente à minúscula marina , que é um cartão postal, de tão bonitinha. Os frutos do mar são bem preparados, e o vinho branco Cinque Terre Capellini estava ótimo.
Riomaggiore

Após o almoço, fomos a pé , pela Via del'Amore, até à última vila, Riomaggiore, distante mais ou menos 20 minutos. Também é uma bela vilazinha, com várias lojinhas, cafés e sorveterias.


Via del'Amore

Via del'Amore


E depois, voltamos de trem direto para Monterosso,  15 minutos de viagem.

Monterosso al mare a Garlenda - 188 km

Saindo de Cinque Terre, em direção a Gênova, ficamos em um hotel da coleção Relais Chateaux, chamado La Meridiana, em Garlenda.




ht. La Meridiana

Como todo relais chateaux, é um hotel muito confortável, no meio de um lindo campo de golfe. O dono do hotel se chama Edmondo, muito gentil e prestativo.
Jantamos no restaurante Rosmarino, no hotel mesmo, e a comida estava muito boa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário