quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Lisboa, Porto e Algarve.

Um breve passeio por Portugal.


Torre de Belém
Lisboa
Castelo São Jorge

Porto
Passear pelo país de Portugal nos surpreende com as semelhanças que encontramos com nosso próprio país, BrasilAs cidades possuem aquelas ruas estreitas, com construções que nos remetem a várias cidades do interior de Minas Gerais, do centro de São Paulo e do Rio de Janeiro, da Bahia e das antigas cidades do Nordeste.
Olhando as pessoas andando nas ruas então, é como ver nossos conterrâneos.
E por isso nós o reconhecemos como nosso país irmão!


 







Rio Tejo
Lisboa, capital de Portugal, é uma linda cidade às margens do Rio Tejo. Possui construções históricas importantes, como a Catedral da Sé e a Praça do Comércio.

Praça do Comércio
Catedral da Sé
Praça do Róssio
Bairro Alto






Faça um tour pela cidade e suba ao Castelo São Jorge. Depois vá ao Morro da Graça e veja toda Lisboa lá de cima. Na Praça do Róssio, pare e tome uma Ginjinha, que é um licor de cereja selvagem.

Bar A Ginjinha

Praça do Róssio


Castelo São Jorge
A Torre de Belém é o mais popular ponto turístico de Lisboa. Daqui partiram nossos descobridores, em suas caravelas, buscando encontrar novas riquezas para Dom ManuelE não deixe de comer os famosos e deliciosos pastéis de Belém. Em nenhum outro lugar do mundo se come o pastel de Belém como os daqui. Vale a pena ficar na fila e comê-los bem quentinhos.

Torre de Belém

loja dos pastéis de Belém

pastéis de Belém
O melhor hotel de Lisboa é o Hotel  Lapa Palace. É um casarão magnífico, da coleção  Leading Hotels of the World , e sua decoração é repleta de obras de arte e antiguidades. Os quartos são luxuosos e confortáveis. Está situado no alto de uma colina, com vista para o Rio Tejo, rodeado de jardins. Possue um ótimo spa. 

Hotel Lapa Palace
 


Hotel Lapa Palace 
O Hotel Ritz também é um excelente hotel, localizado também em uma das 7 colinas de Lisboa. Tem uma bela vista da cidade e está próximo ao centro. Faz parte da coleção Four Seasons.          

Hotel Ritz
Hotel Ritz




O cais e a área à beira do Rio Tejo foi toda restaurada  e hoje abriga vários bares e restaurantes. O meu preferido é o Café In. Aqui come-se toda sorte de pescados e frutos do mar deliciosos. O bacalhau é divino. Dentre os vinhos portugueses, o Cartuxa branco ou o Tapada de Coelheiros, do Alentejo, acompanham bem os frutos do mar.


Restaurante Café In
Restaurante Café In
seleção de pescados e frutos do mar Café In
O restaurante Sr. Vinho tem shows de fado todas as noites. Se quiser jantar e ainda assistir shows dos melhores cantores de fado, este é o lugar indicado.


Restaurante Sr Vinho
Bem no centro de Lisboa, numa travessa da Praça da Figueira, o Restaurante João do Grão é bem simples, mas faz um excelente bacalhau na brasa, a lagareira. De entrada, peça as ameijoas, que são pequenas conchas passadas na manteiga. E tome um bom vinho verde Alvarinho.




bacalhau a lagareiro

Não deixem de conhecer o Mosteiro dos Jerônimos. É uma linda construção encomendada por D. Manuel I, e financiada pelas grandes navegações.

Mosteiro dos Jerônimos
 A cidade do Porto é uma cidade  movimentada, e se tornou o centro financeiro e comercial de Portugal. Está localizada às margens do Rio Douro.
Deve-se visitar a Vila de Gaia, do outro lado do Rio. 
E também a Ribeira, com casas de fachadas de azulejos.Aqui encontram-se várias lojas e restaurantes.
Não deixe de comprar o vinho do Porto, que é uma delícia como digestivo ou como aperitivo. Se você é apreciador do vinho do porto, os melhores são o Sandelman, o Graham's e o Royal, todos 40 anos. Na loja "Beira Douro", ao lado da Cave Sandeman, encontra-se toda variedade de vinhos.








Fachadas azuleijadas da Ribeira
Vila de Gaia
Vinho do Porto Sandeman




Sandeman
A ponte Dom Luís I foi construída pelo arquiteto belga Teófilo Seyring, da mesma firma de Gustave Eiffel, que construiu a Torre Eiffel, em Paris. Foi inaugurada em 1886.




Rio Douro e ponte Dom Luis
O Restaurante O Forno, em Moreira da Maia, perto do Mosteiro, faz um bacalhau divino. É o bacalhau lagareiro, grelhado no azeite, com batatas ao murro.


Restaurante O Forno
bacalhau com batatas ao murro
Também nas margens do Douro, o Restaurante Tromba Rija é um ótimo restaurante de especialidades portuguesas.


Restaurante Tromba Rija




O Algarve é o local mais badalado para as férias de verão dos portugueses, e europeus, principalmente ingleses e alemães, que vêm em busca do sol e dos campos de golfe. Em toda costa, encontra-se bons hotéis e restaurantes.
Albufeira é a capital turística do Algarve. Foi fundada pelos mouros,que mantinham um comércio ativo com o norte da África. Conserva ainda alguns traços da arquitetura moura.


praia da Marinha
Albufeira

castelo árabe no Algarve
O Hotel Quinta do Lago é muito bonito e muito bom. De frente para a praia, tem também uma ótima piscina, e um restaurante excelente.


Hotel Quinta do Lago




Restaurante Brisa do Mar, do hotel.

Na praia, em frente ao hotel, o Restaurante Gigi é muito gostoso. Depois da praia, o pessoal vem prá cá, para aperitivar e almoçar. As ameijoas são uma delícia, e os peixes também.


Restaurante Gigi
praia do Gigi

Ameijoas
Mais adiante, na mesma praia, o Restaurante Vila Sol também é muito frequentado pelo pessoal da praia.É bom para almoco ou um aperitivo. Prove a cataplana de frutos do mar.

Cataplana
O Restaurante Alambique é muito bom. O crepe de camarão, ou o linguado com molho de camarão são ótimas dicas. E o vinho Dão, Caves Velhas, 1999, é uma boa pedida.


Restaurante Alambique
Na praia do Ancão, vá ao Restaurante 2 Passos. Eles fazem um dourado no forno muito gostoso. E acompanhe com um vinho branco Quinta do Carmo.
Além das ameijoas, peça a cataplana de frutos do mar. Acompanhe com uma sangria de vinho branco, ou com um vinho tinto Marques do Borba, do Alentejo.


Praia do Ancão
Restaurante 2 Passos



Viajar pelo interior de Portugal é ainda mais prazeroso. Os amantes da gastronomia se esbaldam, pois os vinhos portugueses são muito bons e a culinária é sempre excelente. Mas fica para a próxima viagem!




Coimbra

Douro