quarta-feira, 8 de junho de 2011

SARDENHA

A Ilha da Fantasia...

Costumo dizer que estar na Sardenha é o mesmo que estar num sonho...

Tudo é tão lindo!

















A natureza foi pródiga em criar tanta beleza, em suas águas
verde-esmeralda, nos contrastes entre a dureza das rochas e o azul do céu.


Santa Teresa


E na Costa Esmeralda, a supremacia do belo se úne à supremacia do savoir vivre, tornando-se o destino certo daqueles que amam a sofisticação dos hotéis de luxo, e ao mesmo tempo o despojamento da vida a beiramar.











Marina do Cala di Volpe










Lady Moura








A Sardenha é uma ilha muito grande, famosa por suas lindas praias, e a Costa Esmeralda é o point mais sofisticado da ilha.
A porta de entrada para se chegar à Costa Esmeralda é Olbia, a maior cidade do norte da ilha.

Marina de Olbia

O Hotel Cala di Volpe é considerado um dos melhores hotéis do mundo. Nem tanto pela estrutura hoteleira que oferece,  apesar de muito boa, mas sim pelo que reúne em qualidades.
Sua localização é privilegiada, numa pequenina baía protegida, e os grandes barcos ficam ancorados nela.




Por servirem pensão completa, seus restaurantes oferecem o que há de melhor em gastronomia italiana. O almoço é servido ao lado da piscina, e a seleção de saladas, antepastos,frios, massas e barbecue é infinita.  





Apesar da variedade apresentada,  pode-se pedir o que tiver vontade de comer, e eles providenciarão.
À noite, o jantar é servido no restaurante interno do hotel, também com uma variedade imensa de pratos.

Pontile Bar, no Cala di Volpe
Mas o gostoso é tomar um drinque na varanda do bar, esperando o sol se por,  vendo as pessoas que chegam para jantar vindas de barco, escutando um maravilhoso piano... O Bellini daqui é o melhor do mundo, que me desculpe o Cipriani...


Após o jantar, o Bar Pontile funciona até a uma da madrugada, e é uma parada obrigatória para quem quer dar uma esticada nas baladas. Tem sempre música ao vivo, e o Rafaello é um ótimo artista que anima as noites do bar, esperamos que ele continue lá...

Hotel Romazzino
O Hotel Romazzino é outro hotel 5 estrelas da Costa Esmeralda, mais familiar, mas menos badalado que o Cala di Volpe. Também serve pensão completa e tem um espaçoso  restaurante à beira da praia. 


Aliás, a praia do Romazzino é uma das mais bonitas e gostosas da Costa.



O Hotel Pitrizza , também 5 estrelas, é mais reservado e menor, mas tão bom quanto os outros em serviço e estrutura.




O Hotel Balocco é uma opção boa para quem não deseja gastar tanto, tem uma ótima piscina, quartos espaçosos e um bom serviço.



Em frente ao Hotel Cala di Volpe, o Hotel Piccolo Golf é confortável e tem um preço ótimo .

Campo de golfe Piccolo Golf 
                                 
Nos anos 50, o magnata árabe Aga Khan transformou aldeias de pescadores num balneário de milionários, que até hoje frequentam o lugar, ao lado de pop stars, nobres e famosos do mundo todo.


praia Capriccioli
Em todas as praias da Costa Esmeralda pode-se chegar de carro ou de barco. E pode-se alugar cadeiras e guardassol.
Existem muitas praias para se conhecer. A Long Beach é a maior delas, que de longa não tem nada perto das brasileiras, mas está sempre cheia de jovens e gente bonita. Aliás, o horário certo de ir à praia é às 4 horas da tarde, quando o sol está mais fraco.



Long Beach
Tem também a praia do Pevero, que é muito linda, e que pode-se andar mar adentro por centenas de metros com a água rasa e transparente.


Pevero

Piccolo Pevero
A Capriccioli também é muito gostosa, e a Romazzino é muito bonita.









Capriccioli




Romazzino
Além destas, várias prainhas preenchem a Costa, como a Liscia di Vacca.


Liscia di Vacca









A vida na Costa Esmeralda se desenvolve em volta de vários centrinhos ou portos, que oferecem serviços essenciais aos turistas e aos barcos. O mais sofisticado é o Porto Cervo.



Porto Cervo
Aqui também tem um hotel 5 estrelas, que é o Hotel Cervo. Ele segue a mesma linha do Cala di Volpe, mas sem a pensão completa, e é muito agradável. Seu piano-bar
dá para a piazzeta do centrinho, e é muito gostoso tomar um aperitivo vendo o movimento, sob as estrelas.












As lojas são um delírio para os consumistas ! Todas as melhores griffes do mundo estão lado a lado nestas charmosas ruazinhas. E o sorvete de pistache da sorveteria é dos deuses.











Ao lado da piazzeta, a pizzaria Pomodoro tem uma pizza gostosa, massas em geral e até alguns cortes de churrasco.


Ristorante Pizzeria Pomodoro









vista da pizzaria Pomodoro para o porto
O restaurante Il Pescatori, ao lado da marina oferece grande
variedade de frutos do mar e massas, e é bem gostoso.
il Pescatori

O Restaurante Gianni Pedrinelli é um dos melhores da Costa Esmeralda. Sua cozinha é internacional , e de pratos italianos e sardos.











Vale a pena ir a um agroturismo na Sardenha, provar a comida local. Nestes lugares, tudo é feito em casa, desde os antepastos e queijos, até as massas e sobremesas.
Além das massas e peixes, o prato principal dos sardos é o porcetto, o leitão feito no forno, pururuca, como os brasileiros gostam. Eles o comem acompanhado de ricota fatta a casa, e insalatta de verdure.

Porcetto
Ricota sarda

Queijo Pecorino sardo
Se estiver de barco na Sardenha, ótimo!
Se não estiver, não deixe de alugar um, porque existem lugares incríveis que só se chega de barco, como Stintino, que é muito longe para se ir de carro. E o arquipélago de la Maddalena, que é maravilhoso.



Stintino
Arquipélago de la Maddalena



A Córsega também está a uma hora da Costa Esmeralda, e num dia sem muito vento, dá para se atravessar com um barco pequeno, uma hora de distância. 




Chega-se a Bonifácio, que é uma pequena cidade, com uma
marina, restaurantes e lojas. Lá pode-se pegar um bondinho e conhecer a cidade. E a lagosta é espetacular!











Porto de Bonifacio







Se não tiver um barco, existem ferrys que fazem a travessia, saindo cedo da Sardenha, e voltando ao final da tarde.


Le Ferry Corse
Além de Porto Cervo, outro centro bem movimentado é o Porto Rotondo, também rodeado de mansões, com lojas, hotéis e restaurantes.




E o Polto Quatu, também próximo ao Porto Cervo, tem hotel e lojas mais populares, além de bares e restaurantes.


Marina do Polto Quatu

As baladas na Sardenha são o máximo, para quem gosta. As melhores baladas acontecem no Billionaire club, do empresário Flávio Briattore. Lá também tem o Restaurante Cipriani.











Entrada da Billionaire




E se estendem até o dia clarear. E o Sottovento, que é um nightclub mais jovem, também lotado de gente
bonita e descolada.










Entrada do Sottovento












Os hotéis costumam também fazer suas festas durante o verão. A melhor é o gala dinner que o Cala di Volpe oferece para seus hóspedes e convidados. Aqui já se apresentaram Andrea Bocelli, Donna Summer, Gloria Gaynor, e muitos outros. E o jantar é dos deuses! Uma infinidade de pratos frios que se estendem por longos buffets, servindo de caviar e lagosta, a leitão assado, cabrito, massas variadas, e dezenas de tipos de sobremesa. E o Champagne é de graça.
E os trajes são mesmo de gala...

O que é mais interessante na Costa Esmeralda é que aqui todo mundo se sente rico, bonito e feliz, como se estivesse num sonho, e como se fosse uma fantasia!

3 comentários:

  1. Olá! estamos viajando para Sardinia mes que vem e queremos saber quanto devemos levar, se as coisas sao caras, onde ir.etc...ficaremos 1 semana!

    Obrigada,
    Raquel

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel. A Sardenha pode ser um local muito caro, se você frequentar lugares luxuosos, como o Hotel Cala di Volpe, ou a discoteca Billionaire's.
    Mas existem opções de hotéis na faixa de EU 200,00, com café da manhã, como o Hotel Piccolo Golf, ou o Hotel Nibaru, que são bem localizados, em Porto Cervo. Não deixe de alugar um barco e conhecer os arquipélagos e praias inaccessíveis de carro. Pelas estradas que unem um porto a outro também há vários restaurantes com bons preços.
    Espero que se divirta, boa viagem!

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de saber se para apenas 4 dias na Sardegna seria interessante alugar carro e se os acessos sao possiveis.
    obrigada
    Carla

    ResponderExcluir