Uma ótima viagem para se fazer em abril ou maio, é conhecer a região conhecida como Cinque Terre.
Le Cinque terre
São 5 pequenos vilarejos de pescadores incrustados na costa rochosa da Ligúria, e vale a pena a viagem, porque as paisagens são belíssimas.
Esta é uma época boa para se fazer este passeio, porque não faz tanto calor e os turistas não lotaram ainda a região, que, no verão, fica repleta de visitantes.
Montecatini Terme.
Montecatini Terme (interior).
Partindo de Firenze (veja as dicas de Firenze no roteiro da Toscana), siga em direção a Montecatini Terme. Esta é uma cidade simpática, considerada um dos melhores balneários da Itália, graças às suas águas termais. Pode-se conhecer as termas que foram construídas a partir do século XVIII, de estilo neoclássico a Art Nouveau.
Ficamos no Grand Hotel La Pace , localizado em um prédio histórico, estilo belle époque, bem confortável.
a cidade é bem movimentada, tem um comércio ótimo, com boas lojas, e bons restaurantes.
Lucca
San Michele in Foro, Lucca.
Outra parada interessante é a cidade de Lucca. É uma cidade medieval, cercada por uma muralha, onde não entram carros, e porisso, muito legal de se conhecer a pé.
A igreja San Michele in Foro é linda.
O melhor restaurante de Lucca é o Buca di San'Antonio, onde se come pratos originais da região.
Buca di San'Antonio
O melhor restaurante de Lucca é o Buca di San'Antonio, onde se come pratos originais da região.
A caminho da Ligúria, não deixe de passar por Pisa, para visitar a famosa Torre di Pisa. E apesar de já tê-la visto em inúmeras fotos, a sensação de ver sua grandeza pessoalmente é emocionante. Não se pode mais subir na Torre, mas vale a pena conhecê-la e também o Campo dei Miracoli, onde ela se encontra, junto com o Batistério e o Duomo.
Monterosso al Mare
Chegamos ao Parque de Cinque Terre em Monterosso al Mare, a primeira vila, por uma estrada sinuosa que desce até a costa. Não se pode entrar de carro na vila, então deve-se deixar o carro no estacionamento na entrada da cidade. O hotel mandou um carro especial nos buscar. É a maior das 5 vilas, e tem uma pequena praia de areia.
Ficamos no hotel Porto Roca, 4 estrelas, confortável e com a vista dos quartos para o mar. Como está em cima do penhasco , é deslumbrante. Para se ir à pequena vila, devemos ir a pé, ou chamar o táxi. Se você está em boa forma, vá a pé, senão, chame um táxi. Descemos a pé, e fomos direto almoçar no restaurante Ciak. Confesso que foi um dos melhores sapaghetti com frutos do mar que já comi!
Após o almoço fomos de trem conhecer Vernazza, outra das cidadezinhas que fazem parte do parque de Cinque Terre. A viagem dura exatos 4 minutos! Pode-se ir a pé de uma cidade a outra, através de um lindo caminho chamado Sentiero Azzurro.
Vernazza
Sentiero Azzurro
Mas Vernazza é a mais longa distancia de Monterosso, é uma caminhada de 2 horas.
Vernazza é muito interessante, com suas ruas ligadas por degraus.
No dia seguinte , seguimos de trem para Corniglia , 8 minutos de trem, situada em cima de vários terraços rochosos. Aliás, nestes terraços, os vinhedos são plantados a centenas de anos, e acredito que os agricultores são alpinistas, porque não se vê estradinhas entre as videiras, é incrível. E o vinho da região é muito bom. Subimos até a vila, e o caminho é bem cansativo, com várias escadas e rampas. Tomamos um café e seguimos para Manarola.
Caminhamos de Corniglia até Manarola, por 40 minutos. Vale a pena fazer este percurso a pé, porque a paisagem é muito bonita. Almoçamos no restaurante Picola Marina em frente à minúscula marina , que é um cartão postal, de tão bonitinha. Os frutos do mar são bem preparados, e o vinho branco Cinque Terre Capellini estava ótimo.
Riomaggiore
Após o almoço, fomos a pé , pela Via del'Amore, até à última vila, Riomaggiore, distante mais ou menos 20 minutos. Também é uma bela vilazinha, com várias lojinhas, cafés e sorveterias.
Via del'Amore
Via del'Amore
E depois, voltamos de trem direto para Monterosso, 15 minutos de viagem.
Saindo de Cinque Terre, em direção a Gênova, ficamos em um hotel da coleção Relais Chateaux, chamado La Meridiana, em Garlenda.
ht. La Meridiana
Como todo relais chateaux, é um hotel muito confortável, no meio de um lindo campo de golfe. O dono do hotel se chama Edmondo, muito gentil e prestativo.
Jantamos no restaurante Rosmarino, no hotel mesmo, e a comida estava muito boa!