terça-feira, 14 de junho de 2011

ILHAS GREGAS

É dos deuses...







Todas as pessoas do mundo sonham em conhecer as Ilhas Gregas!
E não é prá menos, a Grécia é o berço da civilização, onde nasceram os grandes filósofos e artistas da cultura ocidental. Além disso, suas praias paradisíacas e suas pequenas ilhas guardam tesouros que são a meta dos que admiram o belo.
Hoje em dia, torna-se cada vez mais fácil o acesso às ilhas gregas, devido à quantidade de navios que por lá fazem cruzeiros.


Gosto da linha Celebrity Cruises, para cruzeiros de grupos grandes ou com muitos familiares. Isto porque o preço é accessível a todos, e os jovens adoram , já que o número de pessoas de sua idade é maior.
Além disso, o serviço é bom, a comida bem feita, e os navios são novos. Você consegue viajar por 10, 12 dias com toda sua família como se estivesse num bom hotel, com as refeições incluídas, e pagar de US$ 2.000,00 a US$ 3.000,00 por pessoa.
Navio do Celebrity parado em Santorini
Mas se gosta de conforto e sofisticação, e maior tranquilidade, os melhores cruzeiros são os do Crystal Cruises. Os navios são menores, só para 900 passageiros, mas a comida é excepcional. Pode-se comer caviar e salmão a qualquer hora do dia ou da noite, e o serviço é impecável.
A vantagem dos cruzeiros é que voce conhece vários lugares, sem o stress de aeroportos lotados, táxi, check-in e check-out, alfândega, etc.
E tem a possibilidade de voltar numa outra ocasião e ficar mais tempo nas ilhas que mais gostou.


Crystal Serenity, também em Santorini
Atenas é a capital da Grécia e é maravilhosa! Aliás, o povo grego é um povo feliz, muito parecido com o italiano.



A visita ao Partenon é obrigatória, de preferência com um guia que explique tudo, pois vale a pena saber como foi possível, naquele tempo , construir um templo tão perfeito, cujas estruturas resistem a séculos de guerras e intempéries.
Depois, os guias costumam nos levar a ver a troca da guarda do Palácio Real, que é muito interessante.

Partenon

cerimonia da troca de guarda
Estátua de Platão em Atenas  
Vá almoçar e passear em Plaka, que é um bairro comercial, com mil lojinhas de souvenirs, bares e restaurantes. Um bom restaurante do bairro é o Psara's, servem uma variedade de comidas gregas bem gostosa, e simples.
Atenas também tem uma área comercial de lojas finas, que é a Voukourestiou Street, com várias griffes como Dior, Louis Vuitton, etc.





Plaka
Restaurante Psaras em Plaka
Voukourestiou Street

Se quiser ficar uns dias nas Ilhas Gregas, a melhor é Mykonos. É super badalada, tem hotéis maravilhosos e praias lindas também.


Mykonos


Suas ruazinhas estreitas escondem lojas transadíssimas, joalherias com novidades que só encontramos aqui, barzinhos e restaurantes.
Tem um lugar chamado Little Venice, com vários restaurantes, muito bonito, perfeito para se assistir o por do sol.

Little Venice

O Hotel Belvedere é o melhor e mais transado de Mykonos. Localizado bem no centrinho, seus quartos são ótimos, a piscina é espetacular e à noite, toda iluminada a luz de velas, é o lugar perfeito para tomar um aperitivo antes do jantar.





hotel Belvedere
 Nobu, do Belvedere
Seu restaurante Nobu, conhecido internacionalmente pela culinária japonesa é muito bom. Peça o yellow tail, é dos deuses!


Yellow tail com jalapenho
Outro hotel muito bom é o Hotel Cavo Tagoo, no caminho para o porto. Tem uma piscina com horizonte infinito e seu restaurante também é ótimo. É o point de happy hour after beach, nas tendas em volta da piscina.
Tem chalés com piscinas privativas, ideais para honeymooners.


Hotel Cavo Tagoo
 piscina infinita do hotel 

piscinas particulares nas suites


Nada acontece em Mykonos antes das 13:00 horas. É o horário em que as lojas se abrem, e devido ao calor, estará todo mundo nas praias ou piscinas até o fim da tarde.
A praia mais legal é a Psarrou, e o restaurante Nammos, frequentado pelo pessoal mais jetsetter. É preciso fazer reserva, porque está sempre lotado, e pode-se passar o dia, tomando sol em suas confortáveis esteiras. É a praia mais perto do centrinho.

Psarrou

restaurante Nammos





A praia Super Paradise é gay friendly, mas reúne uma variedade de pessoas descoladas. É também a praia mais bonita. O bar principal vira amelhor balada de Mykonos no fim de tarde. Outra dica importante: se for de táxi para alguma praia, não se esqueça de combinar a volta, ou pedir para o táxi voltar, porque não existem pontos de táxis nas praias!





Super Paradise
A praia Páraga é a mais familiar de todas e a Panormos também é agradável. Passando adiante da praia, tem um pequeno restaurante escondido chamado Vassales, que serve um buffet de frios, antepastos e grelhados muito gostosinho.


Paraga



Panormos

Bem no centrinho, debaixo de uma primavera florida, tem a Opa Taverna, que é bem turística, mas se come antepastos e saladas gregas com queijo feta, que é o queijo de cabra deles, e pode-se sentar e tomar um drinque geladinho, vendo o movimento.

Opa Taverna
salada com queijo feta
Outra ilha famosíssima e linda é SantoriniA 3.600 anos, um enorme vulcão explodiu e criou este belo arquipélago onde hoje ela se encontra. Pode-se chegar a ela de avião, ou de ferry boat. Sua capital é Thira, onde chegam todos os turistas.


Santorini

Quando se chega ao porto, só é possível subir à cidade de teleférico, burrinho ou a pé. Eu já subi das três maneiras, e aconselho a ir de teleférico.


cable car de Santorini

 
                                                             escadas de acesso a Thira

 


                                                                  estação dos burrinhos

 
Para subir de burrinho, só se gostar muito de aventura e emoções fortes, porque os burros empacam, brigam no meio do caminho, tropeçam... te encostam na parede ou no precípicio... é um stress. E a pé, são mais de mil degraus, leva-se 45 minutos.

Thira

Chegando lá em cima, você vai ter a mais bela vista da ilha e do mar, com seus telhados brancos e construções mediterraneas. Pode-se perder nas ruazinhas repletas de lojas de souvenirs, joalherias e artesanatos.
Alugue uma moto, ou carro, e vá conhecer a praia Red Beach e a Black Beach.


Red Beach

Vá também à Oia, que é uma vila muito bacana, com lojas e restaurantes. É maravilhosa. Mas não esqueça que é muito calor. Porisso, a opção do carro com ar condicionado talvez seja melhor. Além disso, use filtro solar, chapéu, roupas bem frescas e sapatos baixos e confortáveis.

Oia

Bem no alto da cidade de Thira, ao lado do postinho do teleférico, tem um bom restaurante, esparramado numa varanda e com uma bela vista chamado Zafora. Aqui pode-se tomar um vinho grego gelado ( são bons!) e comer as especialidades da cozinha , que se parecem muito com a cozinha árabe. O charutinho de folha de uva é divino, macio, recheado só de arroz. Também tem coalhada, salada de tomates bem doces com queijo feta, e moussaka, que é o prato típico deles, com berinjela e carne moída.



Restaurante Zafora
Moussaka
Outra ilha muito famosa e linda é Rhodes. O Colosso de Rhodes, considerado uma das 7 maravilhas do mundo antigo foi uma estátua de bronze do deus Hélio de 30 metros de altura construída na entrada do porto de Mandraki e teria sido destruída por um terremoto que sacudiu a ilha, em aproximadamente 200 anos antes de Cristo. Em seguida, os árabes venderam seus pedaços.


Rhodes
Rodeada por uma muralha medieval, tem monumentos históricos que mostram sua ocupação por vários povos que aqui habitaram.




Tem vários passeios para se fazer pela ilha, e também tem praias muito bonitas. Suas ruazinhas tem várias lojas, cafés e restaurantes.





O Restaurante Plakas, bem no centrinho da cidade tem um terraço gostoso, com vista para a pracinha e a fonte. Servem vários pratos regionais e o Mix Greca, com uma seleção da comida grega é bem gostoso.
Aqui, aquela carne giratória que se encontra na Turquia se chama girospitta, e é bem gostosa.


Praça central de Rhodes
Volos também está em alguns roteiros. É hoje um centro comercial movimentado e o terceiro maior porto da Grécia.




Tem várias construções modernas, porque foi destruída por um terremoto em 1955. Sua atração principal é o calçadão à beiramar. 




Porto de Volos
Quando se está viajando e não se tem nenhuma indicação de onde comer, observe aonde estão indo os nativos. Pode ter certeza que a comida será boa. Foi o que fizemos em Volos, e o Restaurante Gousei IIogeloon, na avenida da marina só tinha gregos. Comemos uma salada e um braised perch, com molho de cebolas e tomates. Estava uma delícia.

Milopotamus beach em Volos
Corfu é uma ilha grande, conhecida por suas construções venezianas. Seu centro histórico possui várias lojas e restaurantes, parecidos com os de Veneza.

Corfu
Cidadela de Corfu
Arquitetura Veneziana



praia em Corfu
Além dessas ilhas mais conhecidas, uma infinidade de outras fazem das Ilhas Gregas o destino ideal para aqueles que curtem as delícias de uma boa viagem!