segunda-feira, 18 de abril de 2011

TOUR DE FRANCE ! Conheça a França em 12 dias !


Torre Eiffel
Rio Sena 
Carcassone.
Tudo bem, sabemos que é impossível conhecer um país em 12 dias...
Mas você pode ter uma visão geral das regiões mais visitadas, conhecer o básico da cultura de cada localidade, e voltar a visitar posteriormente, os lugares que mais gostou.

Barris de Veuve Cliquot.
Dia 1  Paris - Reims

Começamos nosso tour saindo de Paris em direção a Reims (diz-se rance), distante 144 km, capital da região do Champagne.
É aqui, nos imensos vinhedos que permeiam a região que se produz este cobiçado vinho espumante, considerado o melhor do mundo.














Chanpagne Don Perignon.
Vinhedo Veuve Cliquot.
Chegando à cidade, largue sua bagagem no hotel e já marque uma visita a um dos produtores de champagne. Você vai conhecer todo o processo de criação da bebida , provar e até comprar alguns exemplares.


Hotel les Crayères.


 

O Hotel Château les Crayères faz parte da coleção Relais&Châteaux  e é muito bom.Está localizado no centro da cidade, apesar de ter um grande jardim. Ricamente decorado com obras de arte e móveis de estilo, era uma mansão do início do século passado.
Seu restaurante é considerado a melhor cozinha de Reims.


Catedral Notre Dame.
Anjo sorridente em Notre Dame.
Praça Drouet Derlon.
Reims é uma cidade movimentada , de avenidas largas e elegantes.
A Catedral de Notre Dame deve ser visitada, pois é uma das mais famosas do mundo. Nela foram coroados vários reis da França, inclusive Joana d'Arc fez coroar aqui o Rei Charles VII. Os vitrais foram pintados por Marc Chagall.
E não deixem de reparar no anjo sorridente, acima do portal esquerdo. Ele difere dos outros por estar sorrindo...
Em volta da catedral encontram-se as melhores ruas para compras, como a Rue de Vesle, a Cours Langlet e a Place Drouet.
Na minha opinião, um dia em Reims é suficiente para se conhecer a cidade.



Dijon.



Dia 2  Reims - Beaune

Deixando a região do Champagne, entramos na Bourgogne. Pela estrada já se vêem vários castelos e igrejas medievais, mostrando que foi e ainda é uma região muito rica, produtora de grandes vinhos e de outros produtos essenciais.

Catedral de Vezelay.

Fazenda de gado.

Gado Charolais.

Campo de mostarda.

Atravessando campos de girassóis e mostarda, a estrada parece uma tapeçaria, com vários tons de amarelos, verdes e marrons. Também conhecida como Côte d'Or, a Bourgogne compreende a região onde se produzem vinhos soberbos como o Chablis, a Côte de Nuits e a Côte de Beaune, onde se produzem vinhos mundialmente famosos, como o Romanée-Conti.















E vem daqui as melhores mostardas do mundo, que todos conhecem como mostarda Dijon.



Aliás, Dijon é a capital da Bourgogne. É uma cidade alegre, grande e movimentada, com visitas obrigatórias ao Palais des Ducs e à Notre Dame. 


Palais des Ducs e à Notre Dame.





Não deixe de passar a mão na coruja, que está fora da Igreja, na parede lateral. Dizem que dá sorte...



Distante 339 km de Reims e 194 km de Paris, preferimos sempre ficar em Beaune, por ser uma cidade muito charmosa e menor. É considerada a Capital do Vinho, por estar bem no meio das melhores vinícolas.







Chateau de Beaune.





Cave em Beaune. 

Sua atração principal é o Hotel Dieu, construído em 1443 para cuidar dos homens que haviam lutado na Guerra dos 100 anos. É uma construção muito bonita, com um telhado todo colorido, bem no centro da cidade.







Hotel Dieu.
Ao lado, encontra-se o Marché aux Vins, uma antiga adega situada abaixo do solo da igreja. Paga-se 10 euros, para ganhar um tastevin e provar vários tipos de vinhos da região.







Marche aux vins.




É muito interessante e divertido, as adegas estão entre as tumbas, e cuidado para não sair de lá bêbado.


Hotel Le Cep.
O Hotel Le Cep é o melhor hotel de Beaune, feito numa antiga mansão dos duques da Bourgogne. Os quartos são diferentes entre si, decorados com objetos e móveis de época. o Breakfast é servido nos quintais medievais no verão e tem também um bom restaurante. 



Antiga mansão do inicio do século XX, a Hostellerie Le Cèdre é muito bonita, e tem quartos espaçosos e elegantes. 

Hostellerie Le Cèdre


O restaurante é rodeado por um jardim, com árvores seculares, e um grande pé de cedro, que sombrea o terraço. É muito aconchegante e perto do centro.

Restaurante Caveau des Arches.
O restaurante Caveau des Arches é muito interessante, além da comida ser boa. Está escondido no subsolo de Beaune, e as caves estão distribuídas sob os arcos. A comida é clássica e muito boa.



O restaurante Le Jardin des Remparts é considerado um dos melhores de Beaune. A casa antiga é rodeada por um jardim terraço, muito agradável, a carta de vinhos é ótima e a cozinha também.







Le jardin des remparts.
O Bistrot Hotel está localizado bem no centrinho de Beaune, muito simpático e de preço accessível. Seu restaurante também é gostoso e transado. Na última vez que estivemos aqui, jantamos aspargos gratinados com queijo e turbot com ervilhas. Tomamos o vinho Nuit St. Georges e também o Clos des Papes 2005, considerado o melhor vinho deste ano. Superb!

Dia 3  Beaune

Por ser uma região muito rica, a Bourgogne merece dois dias de visita. Há muito para se conhecer, e farei um post só com dicas da Côte d'Or.

Dia 4  Beaune - Roanne




Vale do Rhône.
Nosso próximo destino é a região do Vale do Rhône. Esta região , muito rica comercial e culturalmente, é o berço da gastronomia francesa. Possui ainda os Alpes Franceses, com estações de esqui renomadas, como Courchevel, Chamonix e Mégève.







Roanne.

Mas, se você é um gourmet, tem que fazer uma parada em Roanne, distante 165 km de Beaune no Hotel-Restaurante La Maison Troisgros!





Hotel e Restaurante Maison Troisgros.






Jardim do Troisgrois.
Paramos para almoçar em Le Bas Iguerande, num pequeno restaurante à beira da estrada, chamado Le Lyon d'Or. É muito simples, mas muito gostoso. Aliás, se tiver dúvidas em onde parar para comer, veja o restaurante que está cheio de carros ou de pessoas locais. Com certeza a comida será boa.


Le Lyon d'Or.
Comemos um delicioso entrecôte e batatas fritas crocantes, com salada de tomates e queijo de cabra empanado.
foto de dentro do rest, jardim, mesas, cozinha, etc
O Restaurante Maison Troisgros é considerado um dos 10 melhores restaurantes da França. É preciso fazer reserva, e , ao chegar, você é conduzido a um lindo jardim, onde se toma o aperitivo ou, como falam os franceses, amusebouche.
A seguir, conduzem-nos à mesa, através da cozinha, onde se vê todos os cozinheiros preparando as delícias que vamos comer! Todos nos cumprimentam e dizem  "Bonne Soir", e pode-se parar um pouco e conversar com eles. A cozinha é espetacular!
Pedimos o Menu Printemps, para poder provar de tudo um pouco. É uma orgia gourmande! Vinho branco Condreuilles Cheilles Vernay, e vinho tinto Pommard Clos Epenaux 1998. Os pratos são, lógicamente, servidos em pequenas porções, e, mesmo assim, é impossível comer tudo até o final. E as sobremesas são fantásticas, acompanhadas de um bom Sauternes.




















Dia 5  Roanne - Lyon

Distante 87 Km de Roanne, Lyon é a capital da região do Vale do Rhône. Vale a pena conhecer esta cidade, a terceira maior da França, porque é uma cidade alegre, movimentada, e tem um centro histórico que é o Vieux Lyon, muito bonito. 







Bellecour.







Vieux Lyon.

Comece pela Catedral Primatiale St.-Jean, que é linda, e entre depois no Vieux Lyon.







Catedral Primatiale St. Jean






Estatua na rue de Boef.
Este bairro contém casas medievais e renascentistas, com várias lojas , cafés e restaurantes nas suas ruas estreitas. As passagens incluem escadas, túneis, corredores, tudo muito interessante e restaurado.

Hotel La cour des Loges.
Hall do Cour de Loges.
O Hotel Cour des Loges localiza-se no coração da velha Lyon, e ocupa 4 casas do século XV, com quartos que dão para o jardim ou para a ruazinha antiga. A decoração é bem bacana, com uma mistura de antigo com moderno, e tem um bar muito agradável.

Restaurante  Grand Cafe des Negociants.
Almoçamos na brasserie Café des Negociants, do outro lado do Rio Saône. Aqui servem comida típica francesa, tudo muito bem preparado.
O restaurante La Machonnerie é uma festa. Está também no centro histórico, sempre cheio e animado.




Restaurante la Machonnerie.
Um dos pratos típicos da região é  a poulet de bresse, que é a galinha de bresse.

Poulet de Bresse.
Aqui ela vem numa pequena casserole, com alho poró gratinado, uma delícia. E o fillet de boeuf au vin avec pommes de terre também é ótimo.
Pode-se optar em ficar mais um dia em Lyon, para conhecê-la melhor.

Dia 6  Lyon - Avignon

Avignon é, para mim, a melhor cidade para se ficar e dar um giro pela Provence. Distante 228 km de Lyon, a paisagem é linda, com suas cidadezinhas incrustadas nas montanhas,e suas planícies cobertas de plantações de lavanda e girassóis.


Avignon.
Dois dias é pouco para se conhecer todos os lugares. Veja o post anterior da Senhora Viagem! com as melhores dicas sobre a Provence e escolha a programação que deseja fazer.

Dia 7  Avignon

Lembre-se, você ainda está na Provence, aproveitando suas belas paisagens!

Estrada para St.-Rémy-de-Provence
Vinhedo nas proximidades de Langdoc.
dia 8  Avignon - Carcassone

Saindo em direção ao sudoeste da França, estaremos entrando na região do Languedoc-Roussillon.
Nosso destino é Carcassone, 240 km de Avignon, uma bela cidade medieval, toda murada e restaurada, que atrai milhares de visitantes pela sua beleza. 







Vista de longe, parece aqueles castelos de contos de fada! Aqui foram feitas as filmagens de Robin Hood, em 1991.

Carcassone.
A cidade foi um importante ponto estratégico entre a Espanha e a França, palco de várias batalhas. Mas depois que mudaram a fronteira, entrou em declínio. Também foi usada na Idade Média como refúgio dos cátaros, perseguidos pela inquisiçaõ.
No século XIX, foi toda restaurada, e abriram várias lojas, cafés e restaurantes em suas ruas estreitas.
Vale a pena dormir aqui uma noite e ver a cidadela iluminada.

Brasserie Trouvère.
Cassoulet.
O cassoulet é o prato típico da região. É um cozido de feijão branco com pato e carne de porco, servido numa terrina fumegante. Almoçamos na pracinha Place Marcou, no restaurante Trouvère, muito simples, mas muito gostoso.

Hotel de la Cité.

O Hotel de la Cité, localizado dentro das muralhas de Carcassone, é lindo! Não entram carros dentro da vila, portanto, deve-se parar no estacionamento e pedir para o hotel buscar as malas e os hóspedes. Além de muito bonito, o restaurante do hotel é muito gostoso.

Hotel Mercure de Carcassone.
Já ficamos também no Hotel Mercure de Carcassone, que é um hotel moderno, com um bom serviço e bons quartos.

Bordeaux.
Ponte Pierre.
dia 9  Carcassone - St.Émilion




Subindo mais em direção a oeste, entramos na região do Bordeaux, conhecida como o País do Vinho. É uma das áreas produtoras de vinho mais importantes do mundo, e a cidade de Bordeaux, pela facilidade da costa atlântica, tornou-se uma das maiores cidades da França por causa do comércio.

St. Émilion.




Chateau Laffite.
Mas o melhor lugar para ficar na região é Saint-Émilion. Distante de Carcassone 321 km, é uma pequena cidade medieval bem preservada, cercada das melhores vinícolas e chateaux do mundo! Suas ruazinhas estão repletas de lojas vendendo os bons vinhos. Deve-se fazer uma boa degustação em alguma vinícola de sua escolha e comprar algumas garrafas para trazer.

Hostellerie de Plaisance.
Restaurante do hotel.
A Hostellerie de Plaisance faz parte da coleção Realis&Chateaux, é muito charmosa e elegante, os quartos são ótimos e o restaurante, divino. Jantamos uma bela lagosta, acompanhada por um Chateau Pavie Decesse 1998.

Restaurante Chez Germaine.
Chegando a St. Emilion, você deve estar morrendo de vontade de provar logo um bom Bordeaux. Então, sente-se na praça, no restaurante Chez Germaine, peça uma tábua de queijos e charcuterie e tome um St-Émilion. É uma delícia!

Restaurante L'Envers du Décor.
O restaurante L'Envers du Décor é muito bom, sempre cheio e animado. Peça um entrecôte, porque a carne é muito macia e saborosa, e o vinho... bom, a carta de vinhos é gigante, peça a sugestão do sommelier, porque nada se compara aos vinhos que tomamos aqui.

Interior do L'envers du decor.




Dia 10  St.-Émilion - Tours

Seguindo em direção a Paris, nossa próxima parada é o glorioso Vale do Loire!
 Residência de reis, príncipes e nobres da França, é permeado por esplêndidos castelos, paisagens maravilhosas e culinária excelente.
Tours, por ser mais central, é nosso local de parada, distante 373 km de St. Émilion. É uma cidade vibrante, com muitos universitários, lojas e bons restaurantes.

Conheça a Place Plumerau, no centro medieval onde não entram carros, e a  Rue Briçonnet, com as casa típicas desta região.


Place Plumerau, Tours.
Rue Briçonnet.
A Domaine des Hauts de Loire, da coleção Relais&chateaux, é uma mansão maravilhosa dentro de um parque ao lado de Tours. Seus quartos são personalizados e bem decorados e o restaurante serve uma gastronomia francesa do chef Rémy Giraud. Muito bom!




Domaine des Hauts de Loire.


Restaurante.

Mesa de cafe da manha.
Dia 11  Tours

Para começar a conhecer os castelos, deve-se pegar uma relação dos principais castelos com o concierge do hotel e traçar um pequeno roteiro dos que são mais interessantes. Há tanto para se conhecer, que numa visita de apenas dois dias é impossível!
O Chateaux  de Chenonceau é muito lindo, parece o castelo da Cinderela. O rio Cher passa por dentro do castelo.







Castelo Chenonceau.


E o Chateaux de Chambord é o mais imponente, e o maior de todos.










Castelo Chambord.
Ainda temos o Chateaux de Villandry com seus jardins maravilhosos, o Azay-le-Rideau, os castelos de Sologne... são muitos!

Cidade de Blois.
Castelo Amboise.
O Vale do Loire também tem cidadezinhas lindas, como Blois, Saumur, Amboise, onde viveu Leonardo da Vinci, Chartres... enfim, há tanta coisa para se ver e conhecer que teremos um post só desta magnífica região!

Café de Flore, Paris.
Dia 12  Paris

De volta a Paris, você vai rodar 240 km, e após esta longa viagem, vale a pena dar uma boa descansada! Encontre um bom hotel, deixe suas malas, sente-se numa mesinha ao lado de um Café, tome um bom vinho ou uma taça de champagne, e deixe a vida parisiense passar....